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Use o WhatsApp Business com seus clientes

31/08/2020 - Marketing e Vendas

Todo empreendedor precisa se comunicar constantemente com seus clientes, e o WhatsApp disponibiliza uma ferramenta ideal para você: o WhatsApp Business, ou WhatsApp comercial. Essa ferramenta é uma versão do aplicativo feita exclusiva para empresas.

Como funciona o aplicativo WhatsApp Business?

A versão para negócios é bem semelhante à tradicional. A navegação e usos são idênticos. Assim como o aplicativo convencional, o WhatsApp Business é gratuito e está disponível para instalação em celulares com sistema Android e iPhone. Para diferenciar os aplicativos, a versão corporativa tem um “B” no centro do logotipo do aplicativo.

Por que utilizar o WhatsApp Business?

A grande vantagem de trabalhar com esse aplicativo é poder organizar seus contatos e ter um atendimento mais profissional com seus clientes.

Diferentemente do convencional, permite cadastrar um novo número de contato, podendo inclusive ser o telefone fixo da empresa. Assim, possibilita manter todos os contatos e as conversas profissionais em um local diferente das conversas pessoais e dos grupos de amigos e família.

Como mudar para conta comercial?

Basta fazer o download do aplicativo, na loja do Google ou do iPhone, e criar uma conta para sua empresa. Porém, se já é usuário da versão tradicional, não é permitido usar o mesmo número de telefone na conta do WhatsApp Business. Será preciso escolher uma das versões para usar o número de celular.

Tenha também muito cuidado na hora de criar a conta da empresa. O aplicativo vai criar uma conta de usuário, vinculando o número com as informações que incluir, e essas informações não podem ser alteradas no futuro. Então, verifique bem se o nome está correto e evite brincadeiras ou incluir ofertas pontuais, pois não será possível alterar depois.

Como faço para usar o WhatsApp Business no meu celular?

Siga os passos abaixo para instalar o aplicativo:
•    Entre na loja de aplicativos do seu celular;
•    Faça uma busca por WhatsApp Business;
•    Faça o download e instale o aplicativo;
•    Com o aplicativo instalado, faça a configuração da sua conta e pronto! Já pode começar a utilizar e atender seus clientes.

Funcionalidades do WhatsApp Business

Apesar de ter uma aparência bem similar ao convencional, a versão para negócios possui algumas funcionalidades diferentes que ajudam a promover a empresa:

Perfil empresarial

Na hora de criar a conta, vai perceber que precisa preencher algumas informações referentes à empresa:

•    Nome da Empresa
•    Horários de funcionamento;
•    Endereço do site – você pode também cadastrar um e-mail ou um link para um perfil das suas redes sociais;
•    Segmento de atuação;
•    Breve descrição da empresa – o espaço é pequeno, seja objetivo e conte em poucas palavras sua atuação, de forma que seu cliente entenda sem precisar perguntar mais detalhes;
•    Endereço – é possível até indicar diretamente com link para um mapa e facilitar a visita do seu cliente.

Garanta que essas informações estejam atualizadas e corretas, pois ficarão expostas para os clientes sempre que clicarem para ver seu Perfil.

Respostas Rápidas

Sabe a área “Perguntas Frequentes” dos sites? Essa funcionalidade é quase a mesma coisa. Aqui, é possível criar algumas respostas prontas para responder perguntas comuns que os clientes possam fazer.

Então, se o cliente perguntar se tem alguma oferta, pode ter uma resposta rápida informando qual é a oferta e os descontos. 

Respostas Automáticas

Além das opções de Respostas Rápidas, também é possível configurar algumas respostas padrões, que são disparadas automaticamente quando o seu cliente envia uma mensagem.

É possível criar uma mensagem de boas-vindas, recebendo o seu cliente de uma forma mais divertida e personalizada. Outra opção é criar respostas de ausência, para informar o cliente que você não está disponível no momento e orientar qual o melhor horário para voltar a entrar em contato.

Etiquetas para organizar conversas

Organização é um item fundamental para atender clientes com atenção e qualidade. Uma das funções mais interessantes do WhatsApp Business é a possibilidade de catalogar as conversas com etiquetas.

Assim, é possível organizar contatos e conversas conforme o status da negociação, o tipo de cliente, ou até a prioridade do atendimento. O aplicativo já propõe algumas etiquetas padrões, mas permite criar/personalizar outras e organizar da forma que quiser.

WhatsApp Web

Assim como na versão convencional, a versão para empresas também pode ser acessada pelo computador. Isso ajuda bastante no dia a dia, evitando a necessidade de pegar o celular toda hora que precisar responder a um cliente. 

Como aumentar as vendas usando o WhatsApp Business?

Esta ferramenta foi criada para facilitar a interação com cliente e potenciais clientes do negócio. Se usada de forma correta, poderá ajudar a alavancar vendas:

Utilize listas de transmissão, não grupos

É comum criar grupos para fazer o envio de mensagens em massa. Essa prática nem sempre consegue atingir o objetivo, além de ser considera irregular pela própria ferramenta e gerar penalidades para sua conta. Grupos costumam sair do controle, as pessoas se incomodam ao serem adicionadas em algo que não solicitaram, alguns bloqueiam notificações e não verão as mensagens, por fim não se tem o resultado esperado.

As Listas de Transmissão são mais fáceis de manusear e mais assertivas na hora de enviar as mensagens de promoção e divulgação para os clientes. Com elas, é possível enviar a mesma mensagem para uma lista de contatos predefinida. Se tem uma oferta exclusiva para clientes VIP, pode criar uma lista com esses clientes e fazer um disparo exclusivo.

Outra vantagem é quando o cliente responde à mensagem, porque é enviada somente a você. Diferente de grupos, em que a mensagem é vista por todos. Isso permite um tratamento diferenciado para cada cliente.

Importante: somente os contatos que possuem seu número adicionado no telefone poderão receber suas mensagens. Caso o cliente não esteja recebendo a sua transmissão, peça para ele adicionar seu número no aparelho dele.

Como criar uma Lista de Transmissão?

•    Abra o WhatsApp Business;
•    Na tela de listagem de conversas, vá até o menu e clique em Nova transmissão;
•    Toque no botão + ou digite os nomes dos seus contatos para escolher os destinatários
•    Clique em Pronto e depois em Criar.

Seguindo estes passos, terá criado uma lista com destinatários para suas transmissões. Agora, quando enviar uma mensagem para essa lista, todos os destinatários receberão a mensagem. 

Use o Status do WhatsApp

O Status é outra forma de chamar atenção para suas divulgações. Essa é uma função que também existe na versão convencional do aplicativo e funciona como as Histórias (ou Stories) do Instagram, quando você publica uma foto ou vídeo, que fica disponível para visualização por 24 horas.

Quando há alguma nova postagem no Status, aparece uma bolinha na aba para informar uma notificação. E é muito comum as pessoas ficarem curiosas e clicarem para saber o que é, até porque não é todo mundo que usa essa função.

Use essa função para promover ofertas exclusivas ou criar um novo canal de relacionamento publicando dicas, mensagens, e até depoimentos de clientes com feedback positivo de seu negócio.

Cronograma de mensagens

Crie o hábito de sempre atualizar as divulgações, sejam novos produtos, serviços ou alguma promoção. Um cronograma permite mais controle para saber quando e como postar, de acordo com o que já foi divulgado.

Ofereça conteúdos que gerem interesse como áudio, vídeos e documentos

As imagens são mais fáceis de serem criadas e possuem uma leitura rápida do conteúdo, mas o WhatsApp permite outros formatos mais interessantes e de mais engajamento, que chamam atenção e diferenciam a comunicação.

Experimente filmar um novo projeto e convide os clientes a visitarem a empresa para conversar sobre o projeto. Crie áudios divertidos para comunicar alguma oferta de serviços de reforma, por exemplo. Use documentos em PDF para enviar orçamentos e propostas.

Hoje, é possível fazer uma negociação completa, que normalmente faria por e-mail, inteiramente no WhatsApp Business.

Crie campanhas de promoção e vendas

Também é possível trabalhar com campanhas exclusivas para o WhatsApp. Primeiro, é preciso definir bem os objetivos da ação e como o aplicativo pode ajudar. Nem tudo pode ser feito na ferramenta, da mesma forma que nem toda abordagem pode ser feita em um ambiente de mensagens diretas. Lembre-se de que seu cliente usa essa plataforma para falar com amigos e se divertir.

Crie campanhas de “Indique e Ganhe”, faça materiais que possam ser compartilhados e aumentem a divulgação do seu negócio, incentive seus clientes a participarem das ações e divulgação em troca de cupons ou brindes.

Não demore para responder as mensagens

Como já mencionado, o WhatsApp é uma ótima plataforma para ajudar o negócio, mas é preciso que o empreendedor faça a sua parte.

Aproveite a praticidade do aplicativo para responder de forma efetiva às perguntas dos clientes. Esteja sempre atento aos questionamentos e procure se mostrar sempre disposto a ajudar no que precisarem.

Use os recursos do aplicativo para personalizar o atendimento. Responda com vídeos, envie documentos, e esteja pronto para receber mensagens em formatos diversos. O WhatsApp Business irá ajudar a estreitar e melhorar a relação com o público, mas é preciso estar disposto a atender e responder.

Importante: determine um horário de atendimento. É uma forma de educar o cliente e a si mesmo. Responda nos horários que está efetivamente trabalhando e evite atender demandas de madrugada ou no fim de semana e feriados.

Feedbacks

Além dos comentários que podem vir naturalmente dos seus clientes a respeito do seu produto ou serviço, é possível impulsionar esse feedback. E são boas as chances de conseguir obter uma quantidade relevante de respostas, uma vez que a taxa de abertura das mensagens do WhatsApp é de 70%.

Esse é um jeito muito eficiente de fazer pesquisa de marketing. E o melhor: de forma totalmente gratuita. A partir dos feedbacks que recebe dos clientes e do público, é possível atender às solicitações, melhorar os serviços que fornece e o próprio atendimento.

Esse também é o momento para engajar o público de uma forma divertida ou oferecer recompensas (cupons ou ofertas, por exemplo), para incentivar a participação, e ainda fidelizar clientes.

WhatsApp Business em dois celulares

Infelizmente, o aplicativo não permite acesso à mesma conta em dois aparelhos diferentes. Isso é uma medida de segurança da plataforma para evitar fraudes e o uso indevido da sua conta por pessoas má intencionadas. Contudo, é possível usar o WhatsApp tradicional e o Business no mesmo celular. Por se tratar de dois aplicativos diferentes, podem ser ambos instalados no mesmo dispositivo. 

Contudo, é importante lembrar que mesmo com os dois aplicativos no mesmo dispositivo, são necessários dois números de telefone diferentes (dois chips) para utilizar os aplicativos.

O conteúdo publicado no site busca sempre focar no dia a dia do Profissional do Aço, por isso, contamos com você para construirmos juntos. Envie seus comentários e sugestões para desenvolvermos matérias do seu interesse. Envie sua mensagem pelo formulário disponível no “Fale Conosco”. Quem sabe a próxima matéria é a sua indicação? Até lá!

link Fontes: Portal do Sebrae

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