.jpg)
.jpg)
Use o mercado digital a seu favor
08/09/2021 - EmpreendedorismoPara começar, o MEI precisa saber que os passos básicos são:
Explorar o Google Meu Negócio
Esta ferramenta está diretamente ligada ao que aparece no Google, quando o usuário pesquisa informações de estabelecimentos (especialmente os físicos). Assim, o MEI deve cadastrar informações básicas relevantes para o negócio, como horário de funcionamento, telefone e endereço, site, e, com isso, é possível receber feedbacks dos clientes, que deixam avaliações no Google.
Usar o WhatsApp Business
A versão do app para empresas traz uma série de benefícios importantes para o negócio, por ser um canal de contato direto com o cliente.
Testar qual rede social é melhor para o negócio
Diferentes plataformas impactam e atraem públicos diferentes. Por exemplo, hoje, é possível perceber um forte crescimento de sucesso no Instagram em relação ao Facebook, porém, dependendo do segmento o público do Facebook ainda é mais apropriado para o negócio do que o Instagram, contudo isso só é possível de verificar usando ambas as plataformas e avaliando qual delas traz mais engajamento. Outro exemplo é o LinkedIn, se o foco do seu negócio for prestar serviços para empresas, esta é a rede social mais indicada para divulgar projetos, fazer networking e iniciar contatos.
Criar somente uma fanpage não é mais suficiente: é preciso gerenciá-la, produzir conteúdos relevantes, mensurar os resultados e manter trabalhos voltados à fidelização da base de clientes já existentes.
Durante o processo de presença nas redes, investir em técnicas de SEO é importantíssimo, pois essa ferramenta vai garantir que o conteúdo publicado seja ranqueado nas melhores posições de busca no Google a partir do uso estratégico das palavras-chave.
Conhecer e explorar o Marketplace
Disponível no Facebook e Instagram, é a parte das redes destinada exclusivamente a vendas. Por serem plataformas de grandes tendências do e-commerce no mundo todo, os pequenos negócios podem se beneficiar bastante, utilizando estratégias de captação de novos clientes. Porém, para funcionar e ter resultados, a empresa deve estar com a gestão, administrativa e financeira, bem saudável, porque sempre há riscos de investimentos.
Analisar e otimizar resultados
É normal não alcançar todos os resultados esperados logo de primeira. O importante é conseguir avaliar o que deu certo e se esforçar para melhorar os pontos que precisam de atenção. Para isso, é preciso fazer uso de métricas, e não é um motivo de preocupação, pois a maioria das plataformas digitais já oferece relatórios. Basta acessá-los e acompanhar os dados.
Dessa forma, a ideia é sempre acompanhar o desempenho de todas as ações feitas, seja em redes sociais, site – se houver, ou demais ferramentas e avaliar os resultados de acordo com os objetivos previamente definidos.
O que gerou frutos, vale a pena ampliar o investimento e participação, o que não deu certo, avalie os riscos: encerrar ou tentar com nova estratégia.
Nesse processo de transformação digital, é preciso entender o mercado e buscar conhecimento. Na própria internet, é possível encontrar treinamentos a baixo custo e até mesmo gratuitos sobre o mercado de marketing digital. Alguns exemplos são: Máquina de Vendas, Google Primer, HubSpot Academy, Clube Renda Em Casa, Endeavor Brasil, Google SkillShop, Facebook Blueprint. Todas essas são ótimas opções e estão disponíveis na rede para quem ainda não entende nada de marketing digital.
Há, também, ferramentas a preços acessíveis e até mesmo gratuitas que podem ajudar o MEI a promover a gestão do seu negócio digital de forma mais organizada com a Mailchimp, RDStation e a HubSpot CRM. O mais importante, mesmo que seja na versão gratuita, é explorar o que essas ferramentas têm de melhor para oferecer ao usuário.
Por mais difícil que seja começar, o marketing digital é o indicado para realizar essa tarefa com o máximo de precisão possível, de forma segura e saudável para o negócio.
O conteúdo publicado no site busca sempre focar no dia a dia do Profissional do Aço, por isso, contamos com você para construirmos juntos. Envie seus comentários e sugestões para desenvolvermos matérias do seu interesse. Envie sua mensagem pelo formulário disponível no “Fale Conosco”. Quem sabe a próxima matéria é a sua indicação? Até lá!
link Fontes: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/empreendedorismofeminino/artigoempreededorismofeminino/prepare-se-para-o-digital-e-use-a-internet-a-favor-do-seu-negocio,fc246065f678a710VgnVCM100000d701210aRCRD