

Superação: palavra que define o serralheiro
23/04/2020 - Desenvolvimento ProfissionalSempre que buscamos uma definição para a profissão de serralheiro, os dicionários resumem o profissional a uma pessoa que simplesmente fabrica ou conserta peças em aço ou ferro.
Para o programa Profissional do Aço, o serralheiro é muito mais do que isso.
O serralheiro é criativo
Graças à sua criatividade, ele transforma barras e perfis em verdadeiras gradis, grades e portões que são verdadeiras obras de arte. Quem de nós nunca passou por um portão e se encantou com o desenho delicado ou arrojado? E quem você imagina que criou, cortou, dobrou e soldou a peça que recepciona moradores e visitantes da residência?
O serralheiro é artista
Por vezes, além do trabalho do dia a dia, muitos também se dedicam à arte. E ainda ajudam o meio ambiente, porque sobras de materiais são transformadas em peças únicas de decoração: mesas, esculturas, bancos, treliças de parede, biombos... Algumas poderia estar expostas em museus, mas a maioria dos profissionais é humilde demais para concordar com isso, e fica feliz somente por algum cliente comprar e levar para casa.
O serralheiro é executor
Em outros momentos, o cliente sabe o que precisa e o que quer. Ele precisa de uma esquadria para reforma, um corrimão para a escada, um guarda-corpo para o mezanino, entre outros. Então, cabe ao serralheiro executar o projeto da melhor forma possível, para atender à demanda.
O serralheiro é consultor
E tem aqueles momentos em que o cliente tem certeza do que quer, quando apresenta o projeto para o serralheiro, este logo identifica um problema, que pode ser funcional ou simplesmente logístico e argumenta. Nesse caso, além de precisar de diplomacia para mostrar para o cliente que o projeto pode não ser tão funcional como espera, é preciso dar uma solução como alternativa ao problema. É preciso usar toda sua experiência para não somente argumentar como convencer o cliente a não desistir do projeto, mas sim, revê-lo para ser executado da melhor forma.
O serralheiro é profissional
Independentemente do nível de instrução, o serralheiro é um profissional, e deve ser encarado dessa forma. Ao instalar um projeto na casa do cliente, ele cumpriu todas as etapas que um profissional de qualquer área precisa cumprir. Atendeu o cliente, para avaliar a necessidade, o tipo de projeto e a expectativa do cliente. Realizou a pesquisa de materiais. Encaminhou e aprovou o orçamento. Fez a compra do material. Iniciou o projeto e dedicou tempo para a criação e produção. Manteve-se atento ao prazo e, se encontrou dificuldade em entregar dentro do prazo, entrou em contato com o cliente para negociar. Fez a instalação. Acertou a melhor forma de pagamento. E fez os seus pagamentos a fornecedores. Com uma ou outra alteração, essa costuma ser a rotina de trabalho. Assim, o serralheiro não é diferente de nenhum outro profissional e empreendedor, merecendo reconhecimento.
O serralheiro é humano
Assim como qualquer pessoa, o serralheiro é um ser humano. Ele tem sonhos, desejos, medos e responsabilidades. Alguns tem o sonho de um negócio próprio, outros tem o sonho de fazer uma faculdade de engenharia, outros tem o sonho de viajar e conhecer novos lugares, talvez novas experiências, pessoas e profissionais.
Outros sentem medo de trocar o certo pelo duvidoso, em investir em si mesmo, em ampliar o negócio.... E tudo bem. São medos que todos os profissionais sentem em vários momentos de vida e carreira. O importante é não se deixar paralisar e seguir em frente. O medo serve para deixar as pessoas atentas, porém não se pode permitir paralisar por ele.
Responsabilidades todos os seres humanos têm. Desde criança, nossa primeira responsabilidade são os estudos. Na vida adulta, dividimos nossa atenção entre o trabalho, a família, os filhos, os amigos, os colegas, entre outras. É preciso equilíbrio para dar conta de tanta coisa sem perder o foco e atenção.
Por isso, quando nós, do programa Profissional do Aço pensamos em uma definição para o amigo e parceiro serralheiro, o que vêm à nossa mente é SUPERAÇÃO.
Porque vemos homens e mulheres se dedicando a uma profissão que, mais do que reparos e consertos, envolve experiência, cuidado, atenção, técnica, prática, segurança, conhecimento, criatividade e dedicação para fazer um projeto sair do papel e ser visto no dia a dia.
PARABÉNS, AMIGO E PARCEIRO SERRALHEIRO. ESTA MATÉRIA É UMA HOMENAGEM A TODOS OS ARTISTAS QUE MOLDAM O AÇO.
Gostou da matéria? Entre no “Fale Conosco” e deixe seu comentário ou sugestão. Em breve, uma nova matéria estará aqui, no Profissional do Aço. Até lá