

Profissional do Aço também é Professor
14/10/2020 - CuriosidadesPaulo Freire, educador, filósofo e considerado o Patrono na Educação Brasileira, certa vez afirmou que ensinar vai muito além de transferir conhecimento. É “criar possibilidades” para a produção ou construção do conhecimento, missão não muito fácil de se fazer, mas que é cumprida por milhões de pessoas no mundo. São professores e professoras, que se entregam, se dispõem a desenvolver talentos, a construir futuros e a praticar o ensino desde a educação infantil até o ensino superior universitário.
No Brasil a profissão recebeu o dia 15 de outubro como data comemorativa, em razão de o Imperador D. Pedro I ter instituído, neste mesmo dia, em 1827, o Ensino Elementar no país.
Quem deseja seguir na carreira educacional percebe logo que é um propósito de vida, pois além de ensinar, o professor está sempre aprendendo com seus alunos, porque faz parte de um complexo processo de construção de conhecimento e contribuição à sociedade.
Tão importante quanto a docência para o ensino de crianças e jovens que chegarão ao mercado de trabalho é o professor, que além de ser profissional, atua em cursos de capacitação, transferindo o conhecimento adquirido tanto em sala de aula quanto no dia a dia da prática.
No campo de capacitação profissional de serralheria, o que se pode observar é que a maioria dos professores é de profissionais que atuam no mercado de trabalho e exercem a docência, ou para complementar a renda ou ainda por altruísmo, para passar o ofício adiante, como os antigos mestres artesãos do aço. Em alguns casos, são convidados por alguns institutos por conta da experiência e criatividade que os destacaram em suas funções: corte, dobra, solda, arte, etc.
Neste caso, a experiência como docente reflete o próprio desenvolvimento prático, o que gera cada vez mais empatia e respeito por parte dos alunos, que buscam nos cursos de capacitação e profissionalização uma forma de começar na carreira de serralheiro e soldador, vendo em seu professor o exemplo para alcançar o mesmo patamar e respeito.
Por vezes, com o passar dos anos, ao chegar o momento, o profissional do aço faz a sucessão de seu negócio para seus herdeiros e abraça de vez a carreira, assumindo um papel ainda mais importante em razão não somente de sua experiência, mas por ter feito a sucessão do seu negócio, garantido sua prosperidade e ainda sendo o exemplo de sucesso e que muitos alunos esperam alcançar.
Contudo, o caminho do ensino e da aprendizagem não é fácil. O profissional disposto a ensinar precisa se diversificar, conhecer outras formas de atuação, não pode depender somente do próprio conhecimento. Porém, apesar das dificuldades da profissão, é sempre gratificante a troca pessoal e profissional com os alunos. Cada grupo é formado por várias cabeças com planos, ideias e ideais diferentes, e a todo momento o professor se depara com uma questão apresentada pelo aluno que o faz refletir para responder. Habilidades de comunicação são tão importantes para o professor quanto o conhecimento técnico.
O professor precisa ser capaz também de se atualizar e reaprender constantemente. Além disso, deve lidar com as tecnologias de comunicação porque elas vêm crescendo e seu uso deve se intensificar, ainda mais em um cenário pós-pandemia.
E por fim, como já dissemos antes, a empatia é fundamental, porque são pessoas lidando com pessoas. Ao se dispor a ministrar uma aula, o professor, por mais experiência que tenha com mercado, aço e solda, preciso estar disposto a ouvir o problema e também a solução que o aluno apresenta. Não deve impor somente a sua resposta.
A Gerdau e o programa Profissional do Aço reconhecem a importância de quem sempre está disposto a ensinar seu ofício. Ser profissional do aço e professor é entender que o dia a dia é formado por diversas maneiras de analisar, avaliar, construir compartilhar e moldar soluções em conjunto com outros profissionais.
Dia 15 de Outubro - Dia do Professor
O conteúdo publicado no site busca sempre focar no dia a dia do Profissional do Aço, por isso, contamos com você para construirmos juntos. Envie seus comentários e sugestões para desenvolvermos matérias do seu interesse. Envie sua mensagem pelo formulário disponível no “Fale Conosco”. Quem sabe a próxima matéria é a sua indicação? Até lá!