

O que é Prazo de Retorno do Investimento (PRI)
25/02/2022 - Seu negócioAntes de iniciar o cálculo do prazo de retorno do investimento (PRI), é preciso entender como calcular o retorno sobre investimento (ROI). Para tanto, deve-se verificar qual a necessidade de investimento no negócio que se pretende realizar. Assim, se o MEI fizer uma análise de quanto poderá ganhar, terá essa resposta calculando o ROI (Retorno sobre Investimento).
O ROI é uma das métricas mais importantes de uma empresa, porque fornece estatísticas precisas sobre o retorno que os investimentos estão gerando. Com essa informação, é possível entender se as estratégias de desenvolvimento do negócio estão funcionando ou se é necessário fazer ajustes.
A partir das informações obtidas pelo ROI, é possível entender se vale a pena continuar com determinado investimento, se precisa de ajustes ou se é mais vantajoso encerrá-lo.
Como fazer o cálculo do ROI
Para calcular o ROI de um investimento é preciso subtrair o ganho obtido pelo valor que foi investido. Depois, divide-se este resultado pelo valor investido.
Graficamente, esta é a fórmula do ROI:
ROI = (Ganho – Investimento) / Investimento
Vale lembrar que, para que o resultado do cálculo seja o mais preciso possível, é necessário incluir na conta todo o valor investido e toda a despesa. Saber calcular o ROI permite uma avaliação precisa para validar se os investimentos estão gerando resultados de fato.
Prazo do Retorno de Investimento (PRI)
Além de calcular o retorno sobre o capital de investimento, também é comum calcular o Prazo do Retorno de Investimento (PRI). Essa métrica indica qual o período necessário para que o investidor alcance o breakeven, ou seja, o ponto de equilíbrio contábil, e recupere o capital investido.
Como fazer o cálculo do PRI
Para calcular o PRI de um investimento, utiliza-se o valor do capital aplicado. Além disso, o cálculo é feito por meio de uma unidade de tempo. Desse modo, é preciso somar os valores dos rendimentos acumulados, época após época, até que o valor total seja igual ao valor do investimento inicial. Veja a fórmula desse cálculo:
PRI = Investimento Total / Lucro Líquido
Quanto mais o investidor precisar esperar para ter de volta o valor do investimento, e ainda lucrar com ele, menos atrativo será e mais prejuízo poderá ter. Por isso, ao calcular o PRI, é possível saber com antecedência qual o risco do investimento.
Importante: fique atento às limitações do cálculo do prazo de retorno do investimento
- Impossibilidade de se definir com exatidão o tempo ideal para um negócio dar retorno;
- O valor estimado de lucro por período é apenas uma projeção que utiliza métricas que podem não dar resultado exato;
- Não são levados em conta os valores após o retorno do investimento inicial, impossibilitando que se conheça a capacidade de lucro posterior.
Importante destacar também que a utilização estratégica do PRI e dos demais indicadores de gestão financeira deve ser restrita aos investimentos menores, realizados em empresas de pequeno porte.
Além disso, deve-se analisar os fatores externos à empresa, porque impactam o resultado real do PRI, tais como:
- Situação de crises na economia;
- Desvalorização cambial da moeda nacional frente ao dólar;
- Reconhecimento da marca;
- Campanhas publicitárias; entre outros.
O conteúdo publicado no site busca sempre focar no dia a dia do Profissional do Aço, por isso, contamos com você para construirmos juntos. Envie seus comentários e sugestões para desenvolvermos matérias do seu interesse. Envie sua mensagem pelo formulário disponível no “Fale Conosco”. Quem sabe a próxima matéria é a sua indicação? Até lá!
link Fontes: https://www.sebrae.com.br