

MATÉRIA ESPECIAL – SEMANA DO SERRALHEIRO
24/04/2020 - CuriosidadesEm abril, duas datas têm destaque aqui no site: o Dia do Aço, comemorado no dia 9, e o Dia do Serralheiro, comemorado no dia 23.
Este ano, muitos empreendedores precisaram usar de criatividade para continuar trabalhando, principalmente os profissionais do aço. Pensando em compartilhar experiências, perguntamos para nossos amigos e parceiros serralheiros:
“O QUE VOCÊ TEM FEITO PARA MANTER SEUS CLIENTES E CONTINUAR TRABALHANDO NESSE PERÍODO DE QUARENTENA?”.
Dentre vários e-mails recebidos, nossa equipe selecionou 3 mensagens, que mostraram quão atentos, criativos e inovadores nossos associados têm sido.
Douglas S. Dias nos contou que tem buscado analisar os clientes residenciais e comerciais. Para ele, soluções que reforcem a segurança dos companheiros empreendedores têm trazido mais oportunidades:
“Nesse período difícil, com a crise gerada, eu ligo para meus clientes oferecendo meus serviços. Muitos deles estão com um certo dinheiro, mas estão se segurando. Converso com donos de mercadinhos, também oferecendo meus serviços para aumentar a segurança de seus estabelecimentos, como reforço nas bandeiras e aumento nas fechaduras. Nesse quesito, o mercado está bom, porque existe um receio geral entre os comerciantes de aumento de roubos e furtos. Ou seja, estou procurando meus clientes, tantos os residenciais como os comerciais, conseguindo assim uma percepção de qual lado está melhor para trabalhar. Agora, o mercado está bom para trabalhar com estabelecimentos comerciais.”
Rodrigo A. Nascimento, por sua vez, investiu num número de telefone celular exclusivo para disponibilizar um canal direto com os clientes e focou em divulgar promoções com valor agregado:
“Para manter meus clientes, neste momento tão difícil, lancei algumas promoções, como: ‘faça seu portão e ganhe uma lixeira’, ou ‘faça seu portão e ganhe a pintura grátis’; também disponibilizei um número de WhatsApp somente para orçamento e fotos.”
Tiago J. Vieira está usando muito redes sociais, ferramentas de sistema e aplicativos digitais para se aproximar do cliente e facilitar o negócio para as duas partes, incluindo o pagamento:
“Nessa quarentena, estou usando e abusando das redes sociais para promover e continuar atendendo meus clientes! Como se fosse uma ‘assistência remota’. Envio a cobrança via link ou QR Code. Sempre com máscara para atendimento presencial, uso muito o WhatsApp e o Facebook. O aplicativo do Mercado Pago é ótimo e fácil de receber. Essa semana mesmo fechei e entreguei um serviço pelo ‘ZAP’: o cliente escolheu o modelo, passou as medidas que queria, enviei um link de pagamento, que foi efetuado o pagamento, caindo na mesma hora em minha conta. Fabriquei e entreguei no prazo, e só sei quem foi o cliente porque vi a foto dele no perfil. Pensei que iria passar por mais apuros, mas consegui me sobressair e até que bem! Afinal, a boca não para!”.
Além dessas, muitas outras mensagens nos trouxeram boas dicas para seguir trabalhando no momento, além de muita motivação. Motivação, aliás, foi um dos pontos mais destacados pelo associado Paulo W. Barbosa. Segundo ele, é preciso se reinventar a todo momento. O importante é não desistir: “vamos vencer esta fase e sairemos de cabeça erguida”, disse Paulo.
Manter um bom relacionamento com os clientes, com mensagens que reforcem a lembrança do profissional, além de ser uma estratégia de marketing, é uma forma de se mostrar disponível para eventuais necessidades. Por isso, redes sociais, WhatsApp e demais aplicativos foram citados por muitos profissionais como sendo indispensáveis, hoje e sempre.
“Os sistemas online que estão nos ajudando muito!”, declarou o profissional Toninho Moraes. Já o associado Dionatan P. Camargo disse que, além dos projetos que já fazem parte de sua atividade, também está fabricando móveis artesanais e vendendo os produtos por aplicativos.
Orçamentos digitais estão em alta. Por e-mail, WhatsApp, redes socais e o próprio site das empresas têm sido cada vez mais utilizados. Essa prática já era comum para muitos profissionais, agora, é praticamente obrigatória.
Buscar novidades no próprio mercado de atuação e ampliar a divulgação do negócio também são dicas de ouro de Joni Ribeiro para colegas profissionais do aço: “aproveitamos o tempo para organizar e inovar, procurando novidades no mercado onde estamos. Desta forma, estaremos mais preparados para quando essa fase passar e poderemos apresentar mais qualidade e novidades aos clientes”.
O profissional do aço Gilberto C. Junior começou o próprio negócio a pouco mais de um mês e já mostrou que criatividade em projetos pequenos é uma dica para todos, e tem fabricado varal de ferro dobrado, churrasqueiras e realizado pequenos consertos.
Adaptabilidade e flexibilidade perante os desafios foi uma dica do Eldio N. G. Pereira. Para ele, a quarentena “é uma oportunidade de desenvolver novas tecnologias e métodos, e mostrar para nossos clientes que, assim como o ferro, podemos nos dobrar, mas só se for para nos transformar em algo ainda maior”.
Sem dúvida, um ponto em comum que todos abordaram em suas mensagens foram os cuidados com a segurança e a proteção: uso de EPIs, máscaras, álcool em gel, trabalhar em áreas externas, agendamento de horário foram algumas informações recorrentes, pois visam à segurança dos clientes e dos próprios profissionais.
E, quando falamos de profissionais do aço, atualização profissional sempre é um tema que os associados nunca deixam de fora. Buscar no ambiente virtual oportunidades de aprendizado, pesquisa e dados de mercado foi a dica de Egídio Pansarim.
Depois de ler esse resumo de dicas e soluções de associados aqui do site, esperamos que encontre inspiração para superar essa fase. O programa Profissional do Aço agradece e parabeniza a todos os profissionais do aço pela sua força, resistência, criatividade, adaptabilidade, inovação e, principalmente, vontade de continuar empreendendo.
Gostou da matéria? Entre no “Fale Conosco” e deixe seu comentário ou sugestão. Em breve, uma nova matéria estará aqui, no Profissional do Aço. Até lá.