

Implemente um Programa de Fidelidade para o seu negócio
22/12/2021 - EmpreendedorismoEsses programas utilizam os mais diferentes formatos, como engajamento com recompensas, pontos de milhas/consumo, cash back, ou até mesmo uma moeda própria, adaptando-se às necessidades de cada empresa.
Para implementar um programa de fidelidade, separamos algumas dicas.
Conheça seu público-alvo
Defina quem é o público do negócio, o que ele está procurando, o que o faria voltar a comprar os produtos e o que o levaria a recomendar a empresa. Todos esses fatores permitem entender a sua persona e definir o melhor programa de fidelidade. Não basta somente implementar o programa, é preciso fazer sentido para quem deseja atingir.
Por isso, faça pesquisas, questionários, testes e validações de hipóteses para conhecer o seu consumidor, e use e abuse dos feedbacks. Isso permite criar um programa assertivo e atrativo.
Tenha uma estratégia bem definida
Após conhecer o público-alvo, é essencial desenhar uma estratégia. Por isso, entenda primeiro as razões pelas quais quer implementar um programa de fidelidade. A partir daí, é possível construir o conceito e um projeto de acordo com a situação, o momento e as necessidades do negócio.
Procure referências que deram certo com o seu perfil
É interessante conversar com outros empreendedores que já tenham algum tipo de projeto nessa área e conhecer como foi o processo de implementação, desafios e acertos. Outra opção é falar com especialistas da área e observar o que as empresas estão fazendo. Isso ajuda nas ideias e no entendimento do mercado.
Defina as regras
As regras de funcionamento do programa devem ser claras e objetivas: os detalhes devem ser bem explicados para não dar margem a dúvidas. Além disso, deve ser fácil de usar e oferecer vantagens para o cliente. O consumidor precisa saber como acumular pontos, qual a sua validade, como usá-los (qual é a equivalência entre pontos e brindes, por exemplo) e quais são os prêmios.
Fique atento aos feedbacks dos clientes
O programa de fidelidade é um projeto mutável e flexível, o que permite alterá-lo durante o processo. Por isso, é essencial coletar feedbacks e ficar atento aos apontamentos dos usuários, para que, ao longo da execução, possam ser feitas as melhorias necessárias, com a finalidade de chegar a um projeto bom, que realmente agrade e gere valor ao cliente.
Estabeleça as recompensas
O participante deve saber exatamente quando pode resgatar seus prêmios — e eles não precisam ser caros para fazer sucesso, mas devem ter valor para o cliente. Por isso, é importante conhecer o público. Para compreender os desejos e as expectativas de seus clientes, você também pode usar pesquisas e análises dos históricos de compra.
Determine o prazo de validade
Num mundo ideal, o programa de fidelidade deve funcionar para sempre. Do contrário, é somente uma promoção. Ele deve ser divulgado para o cliente desde a primeira compra — e seus benefícios e vantagens devem ser constantemente atualizados.
Teste
O sucesso do projeto do programa de fidelidade está atrelado aos testes que irá realizar, pois eles permitem que encontre erros e os corrija. Por isso, teste os diferentes formatos, como cash back ou programa de pontos, além de pensar na forma de como será o engajamento, se utilizará pontuação ou sistema de níveis.
Quando a empresa mostra que conhece bem o cliente e se antecipa para atender às suas necessidades e aos seus desejos, a chance de fidelizá-los aumenta.
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link Fontes: https://www.jornalcontabil.com.br/saiba-como-implementar-um-programa-de-fidelidade-na-sua-empresa/