

Drones garantem mais segurança nos canteiros de obras
31/05/2022 - Construção CivilA tecnologia está persente em tudo em nosso dia a dia: no despertador que toca ao amanhecer, no celular que informa sobre as principais notícias do dia, no portão que abre automaticamente por um controle remoto, etc. Um termo relativamente novo e que tem revolucionado as nossas atividades e percepções é a Internet das Coisas, expressão derivada do inglês Internet of Things (IoT).
A Internet das Coisas refere-se a objetos e dispositivos físicos conectados à Internet, otimizando suas funções: eletrodomésticos que trabalham sozinhos, maçanetas que reconhecem digitais e sensores de presença são apenas alguns exemplos.
E, como não podia deixar de ser, profissionalmente, a tecnologia está mais presente do que nunca; e a construção civil não é uma exceção, por isso, o canteiro de obras inteligente já é realidade em muitos locais. Uma das mais recentes atualizações, é o uso de drones nas construções, resultando em mais segurança, economia e agilidade nas obras.
DRONE: O QUE É?
Antes de falar do uso dos drones na construção civil, é preciso entender o que é esse equipamento. Seu uso começou em atividades militares, nos ataques aéreos dos anos de 2008 e 2012. São os veículos aéreos não tripulados (VANTs), movidos a bateria, com capacidade de voar de 30 minutos até uma hora.
MONITORAMENTO COM DRONES NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Capaz de alcançar áreas maiores e inacessíveis, o drone já faz parte da rotina de engenheiros e das construções. Dentre suas principais atribuições, é muito utilizado no monitoramento dos canteiros de obras, uma vez que possui a capacidade de converter a captura dos vídeos gravados em relatórios para seus administradores, o que garante um maior controle dos riscos e atrasos.
Os equipamentos, que surgiram com as novidades da tecnologia na chamada Revolução Industrial 4.0, garantem, sobretudo, a geolocalização e levantamento de campo em alta definição.
Uma das principais vantagens associadas ao uso de drones na construção civil é a redução de custos, uma vez que o equipamento substitui a necessidade de mão de obra embarcada. Além disso, o seu formato leve e pequeno, gasta pouca energia e apresenta alta facilidade de operação, ainda mais simples que outros tipos de aeronaves.
Com a possibilidade de operar em locais de risco sem colocar vidas em perigo, o drone oferece, também, maior segurança nas atividades da engenharia civil. Sua operação pode ser autônoma, por meio de computadores, garantindo a maior autonomia nos processos.
Outra vantagem da utilização do drone é a possibilidade de acoplar dispositivos, tais como câmeras, sensores térmicos e infravermelhos, lasers, radares, GPS e outros. Entretanto, a combinação com esses dispositivos está condicionada à capacidade de carga de cada aparelho, que pode variar de dois a 500 quilos.
APLICAÇÃO DE DRONES EM CADA UMA DAS ETAPAS DA CONSTRUÇÃO
Em razão de sua alta usabilidade, o drone é utilizado desde as primeiras etapas de uma construção até a entrega e serviços de inspeção das obras.
Na fase do pré-projeto, por exemplo, tem importante atuação no levantamento do local. Durante o desenvolvimento da estrutura, o equipamento pode ser utilizado para identificar possíveis patologias e verificar a qualidade das soldas. Quando se fala em inspeção elétrica, pode-se acoplar um sensor térmico ao drone para conseguir expor a diferença de radiação térmica, através da realização da termografia.
BENEFÍCIOS DO USO DA TECNOLOGIA NA CONSTRUÇÃO
Redução de custos
A utilização da tecnologia na construção é capaz de prevenir riscos, erros e acidentes no andamento de um empreendimento. Isso porque as soluções visam controlar etapas e alcançar os resultados planejados, além de medir o desempenho da equipe e rendimento de materiais. Dessa forma, há previsibilidade de caixa e é possível acompanhar os custos em tempo real. Com isso, fica mais fácil verificar os gastos com artefatos, mão de obra, equipamentos e despesas.
Aumento da produtividade
Algumas tarefas, se feitas de forma manual, demandam muito tempo. Contudo, utilizando a solução ideal, diminui-se significativamente esse período. Em um exemplo simples, imagine um processo que, normalmente, é realizado em 1 hora. Porém, com o uso das ferramentas certas, consegue-se concluí-lo em 30 minutos ou menos. Pode parecer pouco, porém, no andamento de uma obra, faz uma grande diferença.
Fortalecimento do registro de informações
A tecnologia na construção civil também promove outro fator essencial em qualquer obra: a comunicação. Isso porque ela favorece o registro de informações, por meio da coleta e armazenamento de dados de forma automática. Inclusive, permite a troca de conhecimento entre colaboradores, o que leva à democratização de informações. Um exemplo disso é pelo uso da metodologia BIM, onde os setores se conectam e todos podem ter acesso às etapas de um projeto.
Permite a mensuração de resultados
Acompanhar o andamento da obra é fundamental para que tudo seja feito conforme o esperado. Sem essa mensuração de dados, é mais difícil compreender o que ainda precisa ser realizado, ou quais os pontos de melhoria. Com a tecnologia, os dados são registrados de forma correta, levando à tomada de decisões com base em conhecimentos e de forma precisa.
O conteúdo publicado no site busca sempre focar no dia a dia do Profissional do Aço, por isso, contamos com você para construirmos juntos. Envie seus comentários e sugestões para desenvolvermos matérias do seu interesse. Envie sua mensagem pelo formulário disponível no “Fale Conosco”. Quem sabe a próxima matéria é a sua indicação? Até lá!
link Fontes: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/segmento-casa-e-construcao,530e457d8fe10810VgnVCM100000d701210aRCRD