

Dica de Aço: Pesquisa de Mercado
30/11/2021 - EmpreendedorismoEntender o que é e para que serve uma pesquisa de mercado é fundamental para aplicar essa ferramenta em seu negócio, visando compreender a situação do mercado atual, os principais concorrentes e as informações importantes que permitam o desenvolvimento sustentável da empresa.
O que é pesquisa de mercado?
É um processo de coleta de informações, para identificar oportunidades, desafios e problemas relacionados à área de atuação da empresa ou de seus produtos e serviços. É uma ferramenta muito importante para definir as estratégias de negócio e costuma ser utilizada para entender como traçar os melhores caminhos no planejamento, tomadas de decisões mais fundamentadas e garantir mais eficiência nos negócios.
O principal objetivo de uma pesquisa de mercado é orientar o empreendedor em suas estratégias e nas decisões que precisam ser tomadas para que o negócio tenha bons resultados. No entanto, somente obter as informações não é suficiente para o sucesso, é necessário implementar ações baseadas nas informações obtidas e buscar fundamentar as decisões de acordo com os objetivos da empresa.
Por que fazer pesquisa de mercado?
A pesquisa de mercado é uma ferramenta eficiente para compreender o que os clientes precisam e desejam. Isso significa que a pesquisa é feita considerando o cliente, seus desejos e suas necessidades, permitindo que a empresa ofereça produtos e serviços que atendam a essas demandas. Ao compreender os hábitos e anseios dos clientes, é possível prever suas vontades e entender aquilo que precisam para resolver problemas.
Principais modelos de pesquisa de mercado
Para entender melhor como realizar a pesquisa de mercado, é necessário compreender quais são os principais modelos existentes e quais as situações em que são utilizadas. Isso permite escolher a metodologia mais adequada para a necessidade do negócio e obter informações mais precisas e de qualidade.
Pesquisa exploratória
Muito utilizada no processo inicial de um empreendimento, a pesquisa exploratória tem como objetivo oferecer informações básicas, norteando os passos da empresa e auxiliando na formação de uma base para um caminho de sucesso.
Funciona como a etapa inicial de um estudo sobre o mercado e oferece ao empreendedor ideias para serem trabalhadas. Por ser uma pesquisa inicial, todos os insights e informações obtidos são considerados importantes e, por isso, os formulários de pesquisa podem ser mais amplos, visando obter um número maior de informações.
Por não se aprofundar nos assuntos, mostra um panorama da situação de mercado, serve como base para pesquisas mais aprofundadas, de acordo com a necessidade percebida pelo empreendedor.
Pesquisa descritiva
Mais aprofundada do que a pesquisa exploratória, a pesquisa descritiva parte de uma situação em que já existem informações e insights, obtidos pela pesquisa exploratória, permitindo aprofundar os dados e obter maior inteligência de mercado. Serve para validar as hipóteses do empreendedor e identificar possíveis problemas no planejamento de negócios.
Esse tipo de pesquisa é mais segmentado, ou seja, é recomendado aplicar de acordo com categorias pré-determinadas e que façam sentido para o negócio, como classe social, idade, localização, gênero, dentre outros fatores.
Caracteriza-se também por aprofundar e testar ideias levantadas em uma etapa anterior, oferecendo dados concretos para questões que antes eram apenas estimativas e hipóteses, fortalecendo a tomada de decisões.
Pesquisa causal
A pesquisa de mercado causal é mais aprofundada e serve para comprovar ou desmentir hipóteses formuladas anteriormente, sendo uma das etapas finais no processo de entendimento do mercado, dos concorrentes e dos clientes, e é bastante utilizada para validar ou corrigir planejamentos e estratégias de negócio.
Benefícios de fazer uma pesquisa de mercado
1. Conhecer o perfil do cliente
A pesquisa fornece a caracterização dos clientes nos aspectos quantitativos (potencial do mercado, participação da empresa no mercado, entre outros) e qualitativos (estilo de vida, características comportamentais, hábitos de consumo, escolaridade, renda, entre outros).
2. Perceber a estratégia dos concorrentes e observar seus pontos fortes e fracos
Além da introdução da matéria, que já mostrou essas necessidades, o título, por si só, aponta o benefício da ferramenta.
3. Analisar os fornecedores e as empresas que fornecem produtos e serviços
Por meio de análise do sistema de vendas e distribuição, políticas de preços e cobrança, qualidade dos produtos e serviços, a pesquisa possibilita ao empreendedor a avaliação comparativa de seus potenciais fornecedores e, a partir de certos critérios, definir a classificação deles para orientar o processo de compras ou, se for o caso, de terceirização das atividades.
4. Dimensionar o mercado
É possível identificar o segmento mais lucrativo, detectar novas tendências, avaliar a performance de seus produtos e serviços, identificar a quantidade ou volume que o mercado é capaz de absorver e a que preços esses produtos poderão ser vendidos.
5. Definir seu público-alvo
Ao lançar um produto ou serviço no mercado, a empresa deve saber quem será o público-alvo. Esse conhecimento é fundamental porque produtos e serviços existem para satisfazer às necessidades dos clientes. Por esse motivo, realizar uma pesquisa do público-alvo é uma etapa que não deve ser esquecida, pois poderá fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de um novo produto ou até da empresa como um todo.
Uma boa pesquisa com todos os clientes, antigos ou novos, indicará como um produto ou serviço será recebido, quem se interessará por ele e até que preço estará disposto a pagar. Informará, ainda, quais as vantagens que concorrentes oferecem e seus pontos fracos. Poderá, inclusive, mostrar como o público reagirá, por exemplo, ao nome do produto, à sua embalagem, design, entre outras características que o distinguem.
A recomendação é utilizar o cadastro de clientes. Esse cadastro deve conter nome, telefones, e-mails, endereço, gênero (opcional), profissão, faixa etária e, principalmente, o que compram, por que compram e com qual frequência. Lembrando de respeitar todas as diretrizes da nova Lei Geral de Proteção de Dados – LGDP.
Passo a passo para que a pesquisa de mercado seja assertiva e eficaz
Defina o objetivo da pesquisa
O que você quer descobrir? Pode ser para definir a qualidade e a variedade dos produtos, ajustar preços ou dimensionar o tamanho da equipe de vendas, por exemplo.
Estabeleça o público-alvo da pesquisa
São os fornecedores, os consumidores ou os concorrentes? O público é definido com base no objetivo da pesquisa.
Defina o tamanho da amostra da pesquisa
Isto é, quantas pessoas deverão respondê-la.
Elabore um roteiro básico de perguntas
Elas devem ser simples, diretas e imparciais. Também devem ser testadas internamente antes de serem aplicadas aos clientes e conter todos os aspectos que se deseja detectar.
Elabore o questionário
Inclua as perguntas já testadas e validadas.
Aplique o questionário
Apresente-o ao público-alvo da pesquisa, buscando ser isento e aberto ao que terá de resposta.
Compile os resultados
Depois de compiladas, analise todas as respostas.
Dica de Aço: cultive o relacionamento com o cliente, sempre
Conversar com o cliente depois da compra é uma forma de se mostrar presente e que realmente se importa com a sua opinião. Aproveite e peça uma avaliação de toda a experiência, desde o primeiro atendimento, passando pela aquisição/instalação e pós-venda. Hoje, pedir depoimentos e postar na rede social da empresa é um grande diferencial para novos consumidores. A indicação (o famoso boca a boca) ainda está em alta.
E após a venda, é possível fazer pesquisas de satisfação dos clientes, enviando formulários. Podem ser utilizados instrumentos como o Google Forms.
O conteúdo publicado no site busca sempre focar no dia a dia do Profissional do Aço, por isso, contamos com você para construirmos juntos. Envie seus comentários e sugestões para desenvolvermos matérias do seu interesse. Envie sua mensagem pelo formulário disponível no “Fale Conosco”. Quem sabe a próxima matéria é a sua indicação? Até lá!
link Fontes: https://www.sebrae.com.br