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Como abrir um negócio do zero

14/05/2021 - Empreendedorismo

QUAL É A IDEIA OU O OBJETIVO DO NEGÓCIO?

Esta é a primeira pergunta que se deve fazer. Ou seja: que tipo de negócio pretende abrir? Se ainda não tem ideia, vale a pena analisar as opções de mercado que já foram testadas, como as franquias, ou para modelos que outros já implantaram, como uma loja própria (oficina, serralheria, comércio de bairro, etc.).

Porém, se já tem a sua paixão, motivação ou ideia de negócio, não a ignore nem troque por outra opção, porque é mais fácil se comprometer com algo que já sinta motivação para realizar. Lembre-se de que, independentemente do tipo de negócio, a administração de uma empresa exige tempo e dedicação.

PLANEJAMENTO É O SEGREDO DO SUCESSO DE TODO NEGÓCIO

Quando se define o tipo de negócio que pretende abrir, o próximo passo é fazer o plano de negócios para esse empreendimento. É um documento que, durante seu preenchimento, será possível entender ou mesmo ter dúvidas sobre vários pontos do negócio. E isso não é algo ruim, ao contrário: ao antecipar os problemas e as dúvidas, é possível buscar as respostas, o conhecimento e enfrentar os desafios e superá-los de forma mais assertiva. Especialistas do Sebrae sempre afirmam que o plano de negócios é fundamental para quem quer mais condições de ter sucesso e segurança no empreendimento.

Resumidamente, num plano de negócios é possível:

  • definir o tipo de produtos e/ou serviços que vai oferecer;
  • pensar sobre a concorrência e o que vai diferenciar a sua empresa dos concorrentes;
  • pesquisar e detalhar seu conhecimento sobre os clientes em potencial;
  • avaliar local, permissões públicas para implantação da sua empresa, questões de legislação;
  • planejar quais serão os postos de trabalho que abrirá e como fará a contratação das pessoas;
  • somar valores que serão necessários para o investimento total, considerando o capital de giro para os primeiros meses e também os valores de custo da abertura da empresa.

Não se engane, nem ignore esse passo, porque é muito importante. E, embora o plano de negócios não seja infalível, evita muitos obstáculos que podem acabar com a energia do empreendedor ou até gerar um prejuízo que poderia ser evitado.

TESTE O PLANO DE NEGÓCIO

Muitos tipos de empreendimentos podem ser colocados em prática de forma “caseira”, para que se possa avaliar, mais ou menos, como será com a empresa funcionando na prática. Seria como dizer que alguém montou um negócio informal e depois passou para a abertura formal da empresa (com toda a documentação válida e correta), porém, neste caso, essa abertura informal seria somente por um período determinado (data para começar e data para terminar).

Por exemplo, se está com tudo definido para abrir uma serralheria, por que não criar um material de divulgação, online e/ou físico, para buscar os primeiros clientes e verificar se há retorno real da sua proposta comercial?

Obviamente, enquanto faz esse teste, será preciso dar andamento na formalização do negócio, para emitir notas fiscais, abrir a conta da empresa em banco, receber benefícios/incentivos dos governos, etc.

Considere o período do teste enquanto segue com a parte burocrática para ser possível analisar também o melhor formato para abertura da empresa – inclusive pensando com mais clareza sobre o volume de faturamento e faixas de tributação (MEI, ME, EPP).

Outro tópico interessante para testar o negócio é o preço cobrado pelo produto/serviço: é difícil se basear somente no mercado para definir o valor que será praticado. Se tem um diferencial que o coloca à frente da concorrência, é justo cobrar mais por isso.

TIRANDO O PROJETO DO PAPEL E ABRINDO AS PORTAS PARA OS CLIENTES

Depois de sonhar, estudar e planejar, chegou a vez de realizar.

Dependendo do negócio, haverá necessidade de espaço físico para que a empresa tome forma. Assim, é o momento quando começam também os custos (vale lembrar que muitas empresas sofrem com os aluguéis dos pontos de vendas). De qualquer forma, tenha o plano de negócios como seu guia e considere tudo o que você analisou e avaliou nesse período de planejamento. Se é necessário investir no local, mantenha-se dentro do orçamento. O primeiro erro de qualquer negócio e não seguir o planejamento e estourar o orçamento.

Considere também uma presença digital do negócio. Hoje, planejamento de loja virtual ou, caso não tenha loja online, reserve a verba para investir em campanhas de mídias digitais. Se pensou somente em redes sociais num primeiro momento, sem grande investimento na contratação de um site completo, siga seu planejamento. É importante lembrar que os canais digitais salvaram muitas empresas em 2020.

Definir outros tipos de componentes para o marketing da empresa são etapas muito importantes, que exigem atenção e não podem ser ignoradas nem vistas como desnecessárias, porque são o que agregarão um aspecto profissional ao negócio:

  • logotipo;
  • canais de contato;
  • identidade visual.

Se pensa que não está apto decidir essas questões por si só, contrate um especialista, porque é um assunto que está diretamente vinculado ao sucesso do seu empreendimento.

FORMALIZE A SUA EMPRESA

Esta etapa é a que faz da pessoa física um empresário perante a lei. É importante conhecer bastante sobre os tipos de empresa pode abrir, o enquadramento fiscal de cada uma, as normas municipais, estaduais e federais.

Somente quem é MEI (Microempreendedor Individual) está dispensado de ter um contador responsável (e ainda assim, é aconselhável sempre ter o contato de um à mão).

E podemos dizer que a situação está mais favorável para quem quer empreender no Brasil. Os avanços vêm ocorrendo mesmo de antes da Pandemia, porque já se sabia das dificuldades de ter que ir a diferentes locais físicos para dar entrada nos documentos – e ainda acompanhar as tramitações nos diferentes órgãos. Hoje, grande parte do processo de abertura é feito totalmente online, muitas vezes precisando somente da entrega de documentos físicos.

A sua atuação deve ser autorizada no Município onde está alocado o negócio, que vai verificar se o empreendimento pode funcionar sem grande impacto na dinâmica urbana, ou seja é necessário avaliar se o local escolhido pode receber o tipo de empresa que pretende abrir.

O Estado é o responsável pela Junta Comercial, que faz o registro das empresas daquele território e regula também sobre questões ambientais e impostos, conforme o tipo de atividade econômica da empresa e porte do negócio.

Finalmente, é na Receita Federal que acontece o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – o CNPJ, que abre muitas portas para o empresário.

Esta é uma etapa tão vital e importante quanto as anteriores. É também com a abertura formal da empresa que se pode criar uma conta bancária de pessoa jurídica, que oferece linhas especiais de crédito, e ainda benefícios sociais para os profissionais que estão no comando da empresa, caso necessário. Até mesmo o MEI tem acesso à aposentadoria e licença-saúde, por exemplo.

Outras vantagens da formalização são:

  • Autorização para participar de processos de licitação de órgãos do governo (prefeituras, secretarias, etc.);
  • Alvará de funcionamento;
  • Acesso a financiamentos bancários com flexibilidades para pagamento;
  • Emissão de nota fiscal.

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link Fontes: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/empreendedorismofeminino/artigoempreededorismofeminino/o-que-voce-precisa-saber-para-abrir-um-negocio-do-zero,f02e448a51dc8710VgnVCM100000d701210aRCRD

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