

Black Friday 2021: saiba como aproveitar a data para vender mais
29/10/2021 - Seu negócioAo contrário das datas comemorativas focadas em presentes, como Dia das Mães, dos Pais, das Crianças, ou em festas, como o Natal, a Black Friday celebra o prazer de comprar. E para quem está precisando alavancar as vendas do negócio deve encarar a data com o mesmo foco, ou seja: o prazer de vender.
A ideia em torno da Black Friday é que as pessoas possam comprar seus objetos de desejo, ou aquilo que precisam, como computadores, celulares, eletrodomésticos, livros, cosméticos, móveis, roupas e até mesmo serviços, pagando menos. Por isso, o empreendedor precisa mostrar que pode oferecer o que o cliente procura, com os produtos ou serviços, melhores descontos, o melhor atendimento e melhor pós-venda.
O período pré-Black Friday, conhecido como uma espécie de “esquenta”, antes da data propriamente dita, pode ser ideal para chamar a atenção dos clientes, descobrir seus interesses de compra e até mesmo antecipar algumas ofertas previstas.
Conforme dicas do Sebrae, é preciso que empreendedor utilize desde já as estratégias do Marketing Digital: disparar SMS, e-mails divulgando o período e as regras das promoções e divulgar nas redes sociais do negócio, começando a gerar a necessidade, a expectativa e, por consequência, a venda.
O Sebrae também destaca que a expectativa é que os MEIs estejam mais preparados para atuar no mercado digital em 2021, depois da necessidade de se conectar com os clientes e parceiros de uma forma virtual, em razão da pandemia causada pela covid-19.
Confira as dicas que o Sebrae preparou para os empreendedores se saírem bem na Black Friday 2021:
Encante, atraia e conquiste seus clientes
Aproveite o momento em que os consumidores estão "só" procurando produtos e serviços e mostre quem você é: esbanje charme, carisma, bom humor e personalidade para representar o seu negócio.
Curta e compartilhe
As redes sociais permitem um relacionamento afetivo e próximo, um verdadeiro bate-papo com sua clientela. Explore todas as possibilidades desse tipo de vínculo!
Trate cada cliente como VIP
É a velha máxima de relacionamento: seja nos negócios ou na vida, todo mundo gosta de receber atenção e se sentir único e exclusivo.
Não perca o contato
O número do celular, o e-mail e outras informações sobre seu cliente são valiosos para manter o relacionamento eterno. Mas lembre-se de que o uso dos dados exige permissão e deve respeitar as novas regras da Lei Geral de Proteção de Dado (LGPD).
Deixe seu site pronto para visitas
Identifique e corrija erros que podem impactar as vendas, inclusive problemas de performance, como links quebrados.
Faça pré-campanha
Planeje um “esquenta” que possa ser compartilhado e crie as famosas listas de desejos (wish lists). Um exemplo bacana do Sebrae é uma enquete bem-humorada no estilo "Gênio da Lâmpada", para descobrir os 3 desejos que moram no coração do cliente.
Ofereça um atendimento online que realmente funciona
Parece óbvio, mas não é. Não adianta ter um chat com respostas-padrão, mas ineficazes. Invista em respostas reais e assertivas, que realmente atendam às dúvidas dos clientes.
Use o WhatsApp para vender bem e mais
Uma ferramenta simples, fácil e eficiente. E o melhor: é gratuita (ou mais econômica, dependendo do volume de tráfego de informações).
Contagem regressiva
A contagem regressiva para a promoção permite uma série de brincadeiras e ofertas especiais, além de aumentar o desejo e a expectativa para a promoção real.
Pense como o cliente!
Avalie todas as etapas do serviço, desde como oferecer a promoção até a fidelização do cliente, passando por atendimento, entrega e experiência.
Black Friday sem Black Fraude
Ofereça descontos de verdade e seja transparente. Não pense em ludibriar o cliente ou sua imagem ficará prejudicada para sempre. E isso não é exagero.
Reforce seu estoque
Cada item indisponível para entregar um serviço corresponde a um cliente a menos para você e a mais para a concorrência. Garanta que poderá entregar o que anunciou para a promoção.
Facilite a compra
Quanto mais meios de pagamento oferecer para o cliente, terá menos barreiras na fase final do processo de compra. Planeje aceitar cartões de crédito, débito, pix, boleto, paypal, etc.
Proteja-se de calotes
Consulte o cadastro de crédito em plataformas como Serasa.
DICAS DE AÇO
- Com a grande concorrência, o ideal é que a sua empresa seja vinculada a um produto ou serviço. Então, foque no que você deseja que sejam associados à imagem do seu negócio e para poder oferecer preços competitivos no mercado.
- Aproveite para oferecer combos de produtos e serviços com parceiros. O chamado “cross selling”, ou venda cruzada, estimula a compra de soluções que complementem a experiência do cliente.
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link Fontes: https://www.fecomercio.com.br/noticia/black-friday-2021-saiba-como-aproveitar-a-data-para-vender-mais